Ensino por investigação nas aulas de Ciências.

18/10/2016 10:22

Prezados, o ensino por investigação nas aulas de Ciências tem como objetivo principal não formar o cientista, mas sim ensinar o aluno a pensar. Desta forma, todo situação de aprendizagem tem como ponto de partida uma situação-problema que deve ser contextualizada e mobilizadora. Neste modelo de ensino, não entregamos as respostas prontas para os alunos, mas sim, mediamos a busca deles pelas respostas, que devem ser construídas por eles numa relação dialógica com o professor, que dará feedbacks direcionadores para auxília-los nesta construção do conhecimento.Isso não quer dizer que o professor se torna apenas um articulador, já que em diferentes momentos dentro deste processo de construção do conhecimento, tal profissional deverá promover a sistematização das informações tratadas, ou seja, dos conteúdos.

Ao ler esse artigo, o que te chamou mais a atenção? Você concorda com esse modelo de ensino? Professores e alunos estão preparados para tal modelo? Quais os pontos facilitadores e/ou dificultadores da implantação desta proposta?